sexta-feira, 8 de novembro de 2019

DEV-C++ #9: WHILE


Continuando nossas aulas da linguagem C++, começaremos hoje com as estruturas de repetição, aquela que repete o código um número x de vezes.

Acompanhe as aulas anteriores antes de prosseguir:






Na estrutura while, o código será repetido enquanto uma condição for atendida.
Vamos criar um programa que some 5 números digitados pelo usuário. 

dev-c-while









Veja o vídeo do tutorial:




Abra o arquivo .cpp salvo na primeira aula, que possui o cabeçalho padrão, clicando duas vezes sobre ele. Se não tem o arquivo aprenda como criar no link a seguir:

DEV-C++ #1: CABEÇALHO DO PROGRAMA



Para criar esse programa teríamos que declarar 5 variáveis (n1,n2,n3,n4,n5) e mais uma variável para realizar a soma. E se fossem 50 números? 100? Ficaria muito trabalhoso criar esse algoritmo. É ai que entra a estrutura de repetição, onde declaramos apenas uma variável para os números e uma para soma. Também teremos uma variável auxiliar responsável pela repetição.

Vamos iniciar o programa criando o cabeçalho e declarando as variáveis:



Note que a variável soma e aux receberam valores no momento da declaração, 0 e 1 respectivamente. No caso da soma começamos com o valor 0 pois no início do programa a nossa soma de números é 0, já que o usuário não digitou nenhum número ainda. A variável auxiliar será responsável pela quantidade de repetições que o programa vai executar.

Agora vamos iniciar nossa estrutura while, que segue esse padrão:

while(condição){

Veja como ficou no dev:



Ou seja o programa irá repetir até que o valor de aux seja menor ou igual a 5. Vamos então continuar com o programa dentro da estrutura de repetição:



O usuário então irá digitar um número 5 vezes e a soma será realizada ao final de cada número digitado com a formula soma = soma + n. Vamos supor que o usuário digite o número 5, e como sabemos a variável soma recebeu o valor 0 no momento da sua declaração: soma = 0 + 5. Com isso a variável soma passou a ter o valor 5. Na próxima execução o usuário digitou 2, então: soma = 5 + 2. Soma agora assumiu o valor 7 e assim até terminar a repetição.

Porém, se o programa ficar dessa maneira teremos o que chamamos loop infinito, ou seja, o programa irá pedir ao usuário que digite um número sem parar. Quando a estrutura de repetição chega ao final(}) ela volta no seu início para verificar a condição dentro do while, se ela for atendida, o programa entra na estrutura novamente. A nossa condição e que aux seja menor ou igual a 5, e sabemos que aux recebeu o valor 1 no momento da declaração, então sempre será menor ou igual a 5.

Para resolver esse “problema” temos que fazer o que chamamos de incremento. Para incrementar uma variável seguimos esse padrão:

variável ++

Quando isso acontece, soma-se 1 a variável em questão. Se a variável tiver o valor 1 ela passará a valer 2.



Agora em cada repetição a variável auxiliar será somada em 1. Como ela começou com o valor 1 o programa irá repetir 5 vezes. Quando ela atingir o valor 6 a condição dentro do while não será mais atendida e o programa sai da repetição.

Para finalizar temos que mostrar o valor da soma final para o usuário:


Pronto, agora sim o programa está finalizado. Para salvar o programa clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:



Coloque o nome e clique em SALVAR. Vamos então agora compilar o programa. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:



Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:



Digite então os 5 números:



Veja que ao final foi dada a soma dos números digitados. Crie mais programas para treinar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário