sexta-feira, 20 de setembro de 2019

DEV-C++ #6: SWITCH/CASE #2


Continuando nossas aulas da linguagem C++, vamos dar sequências com as estruturas condicionais, aquela onde o usuário irá tomara uma decisão em determinada parte do programa e ele sofrerá um desvio.

Acompanhe a aula anterior antes de prosseguir:


switch-case












Veja o vídeo do tutorial:




Vamos criar um programa mostre um cardápio ao usuário e ele decide qual produto irá levar e ao final mostra o valor a pagar.

Abra o arquivo .cpp salvo na primeira aula, que possui o cabeçalho padrão, clicando duas vezes sobre ele. Se não tem o arquivo aprenda como criar no link a seguir:




Para receber o pedido do usuário vamos solicitar que ele digite números inteiros de acordo com o pedido. Com isso vamos declarar a variável pedido do tipo inteiro:






Agora vamos iniciar nosso programa, colocando um título e pedindo as informações para o usuário digitar através de um MENU:



Colocamos agora a estrutura switch/case como na aula anterior, porém agora usaremos números, pois a variável é do tipo inteiro:





Pronto, para salvar o programa clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO. Coloque o nome e clique em SALVAR. Vamos então agora compilar o programa. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:






Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:





Digite o número correspondente ao seu pedido e clique ENTER:


A mensagem foi dada corretamente. Vamos digitar um número fora da faixa de 1 a 3 para cairmos na condição default:


Veja que o programa entregou a informação. Clique em qualquer tecla para encerrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário