sexta-feira, 25 de outubro de 2019

DEV-C++ #8: IF/ELSE IF/ELSE


Continuando nossas aulas da linguagem C++, vamos dar sequências com as estruturas condicionais, aquela onde o usuário irá tomara uma decisão em determinada parte do programa e ele sofrerá um desvio. Na aula anterior vimos a estrutura if/else, veja no link abaixo:



Na última aula, criamos um programa que recebia dois número, e verificava se a soma deles é maior do que 10. Em caso positivo vamos mostrava-se o valor da soma, caso contrário mostraremos uma mensagem. Porém, se o usuário digitasse dois números onde a soma fosse exatamente o valor 10? O programa iria cair na condição else mostrando a mensagem “A soma não é maior que 10”. Entretanto a soma é 10. Vamos então melhorar esse programa.


if-elseif-else









Veja o vídeo do tutorial:







Até a condição if teremos a mesma estrutura, agora logo depois, ao invés do else colocaremos o else if que segue o mesmo padrão do if(contendo a condição entre parênteses):

else if(condição){

Vamos nessa condição colocar a soma sendo exatamente igual a 10, mostrando uma mensagem:




Note que foi utilizado == e não simplesmente =. O == é usado no dev para comparação. Finalizamos então o programa com o else:






Pronto, para salvar o programa clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:






Coloque o nome e clique em SALVAR. Vamos então agora compilar o programa. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:





Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:




Vamos testar a nossa nova condição else if digitando dois números onde a soma terá o resultado 10:


Note que a soma dos dois números digitados foi 10 (5 + 5), com isso a condição do else if foi atendida mostrando a soma na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário