sexta-feira, 18 de outubro de 2019

DEV-C++ #7: IF/ELSE


Continuando nossas aulas da linguagem C++, vamos dar sequências com as estruturas condicionais, aquela onde o programa  sofrerá um desvio. Nas aulas anteriores vimos o switch/case, que você confere nos links abaixo:




Vamos agora utilizar o if/else.










Veja o vídeo do tutorial:




Na estrutura if/else o algoritmo sofrerá um desvio assim como a estrutura switch/ case. Porém, ela não possui a limitação de aceitar somente variáveis do tipo int e char 


Abra o arquivo .cpp salvo na primeira aula, que possui o cabeçalho padrão, clicando duas vezes sobre ele. Se não tem o arquivo aprenda como criar no link a seguir:



Vamos cria um programa que receba dois número, e verifica se a soma deles é maior do que 10. Em caso positivo vamos mostrar o valor da soma, caso contrário mostraremos uma mensagem.

Vamos iniciar o programa declarando as variáveis, que neste caso serão 3(duas para os números e uma para a soma) do tipo float:






Vamos então solicitar ao usuário os dois números e realizar a soma deles:




Agora sim vamos utilizar a estrutura if/else para verificar a condição, ela segue esse padrão:

if(condição){


Veja como ficará no dev:



Se a condição que estiver dentro dos parênteses for atingida, será executado o que estiver dentro das chaves. No caso vamos mostrar a soma dos dois número.

Agora finalizaremos com o else, que possui esse padrão:

else{

Note que o else não recebe condições como o if, simplesmente se coloca a condição dentro dos parênteses, Veja como ficará no dev:



Pronto, para salvar o programa clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:



Coloque o nome e clique em SALVAR. Vamos então agora compilar o programa. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:




Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:




Digitamos então o primeiro número e teclamos ENTER:



Digite o segundo número e tecle ENTER novamente:



Note que a soma dos dois números digitados foi 12 (5 + 7), com isso a condição do if foi atendida mostrando a soma na tela.

Vamos digitar dois números cuja soma não seja maior que 10:


Agora a condição atendida foi a else, mostrando a mensagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário