sexta-feira, 27 de setembro de 2019

COMO CRIAR IMAGEM DO WINDOWS PERSONALIZADA (PARTE 1)

Neste tutorial vamos aprender a criar uma .iso do Windows com os programas que você desejar, tendo assim uma imagem personalizada a seu gosto. Esse processo irá facilitar bastante quando você precisar reinstalar o windows em seu computador.


Programa(s) necessário(s):


→ VIRTUAL BOX

virtual-box-iso-personalizada













Veja o vídeo do tutorial:



Nesta primeira parte do tutorial vamos aprender a instalar o windows através de uma máquina virtual. No meu caso, vou estar instalando o windows 7 Home Premium 64 bits, mais você pode utilizar qualquer windows que quiser.
Já temos um tutorial aqui no blog ensinado sobre instalar windows em uma máquina virtual:



Baixe e instale o virtual box em seu PC, em seguida abra o programa, essa é sua tela inicial:





Clique então em NOVO:


Na tela que aparecer, Coloque um nome para a sua máquina virtual em NOME, em PASTA DA MÁQUINA , escolha um local para salvar a Virtual machine. Em TIPO e VERSÃO você irá selecionar o sistema operacional e a versão de acordo com o que vai instalar:

Clique então em PRÓXIMO:



Na próxima tela vamos alocar uma quantidade de memória RAM para nossa máquina virtual. No meu caso vou deixar o tamanho recomendado, mais você pode alocar mais ou menos dependendo da quantidade de RAM do seu computador. Clique novamente em próximo:


Nesta etapa, deixe na opção CRIAR UM NOVO DISCO... e clique em CRIAR:


Essa etapa é muito importante, marque a opção VHD (VIRTUAL HARD DISK), caso contrário não conseguiremos criar a a.iso. Clique em PRÓXIMO:





































Deixe em DINAMICAMENTE ALOCADO e clique em próximo:





































Selecione a capacidade do disco rígido ( vou deixar 80 GB). Escolha também onde deseja salvar e clique em CRIAR: 

























O programa irá voltar para a primeira tela com a máquina virtual já criada. Agora chegou o momento de instalar o windows escolhido para criar a iso personalizada. Você terá que ter o CD/DVD ou uma imagem desse sistema operacional. No meu caso utilizarei uma imagem .iso do windows 7. Clique em INICIAR:


































Agora você deve selecionar a unidade do drive óptico onde se encontra o CD/DVD do windows ou uma imagem do mesmo(clicando na pasta com a seta verde). Após selecionar clique em INICIAR:






























A instalação do Windows terá início. Nesse momento você irá instalar o windows como se estivesse formatando o PC, até chegar nessa parte:





























Aperte então CTRL + SHIFT + F3 e o windows irá reiniciar. Aguarde até entrar na área de trabalho.





























Pode fechar essas duas telas para continuar. Agora chegou o momento de instalar todos os programas que deseja e deixar o windows do jeito que você desejar. Transfira os seus arquivos para a máquina virtual através de um pen drive ou também realizando o compartilhamento de pasta. Para acessar um dispositivo USB vá até a barra de menu da virtual machine em DISPOSITIVOS → USB e marque a opção referente ao seu pen drive:



    Instale então todos os programas que desejar:



   Pronto, aguarde o próximo tutorial onde vamos finalmente criar a iso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário