sexta-feira, 9 de agosto de 2019

DEV-C++ #2: MENSAGEM NA TELA


Nesta segunda aula sobre o programa o dev-c++, assim como aprendemos no visualg, vamos mostrar uma mensagem na tela.


Abra o arquivo .cpp salvo na aula anterior, que possui o cabeçalho padrão, clicando duas vezes sobre ele. Se não tem o arquivo aprenda como criar no link a seguir:


DEV-C++ #1: CABEÇALHO DO PROGRAMA


dev-c++-mensagem












O vídeo do tutorial você confere abaixo:























Vamos então colocar uma mensagem para aparecer na tela do programa. Todo seu programa ficará dentro de int main{ }. Para a mensagem aparecer temos que coloca-la dentro do comando de saída do c++ que será o seguinte:


cout<<”mensagem a ser mostrada”;


Ficará assim no c++:





















Tudo que estiver entre aspas será mostrado na tela, no exemplo coloquei o nome do blog. Agora chegou a vez de salvar o programa. Clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:



























Coloque um nome e clique em SALVAR.

Vamos então agora compilar o programa. A compilação serve para verificar se o programa terá algum erro. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:





















Será exibido um relatório, note que em ERRORS E WARNINGS o valor é zero. Se o seu programa também ficou assim está tudo certo. Se caso apresentar um erro o programa irá avisar colorindo a linha de vermelho. Quando a compilação terminar será criado um arquivo .exe com o mesmo nome do arquivo .cpp onde ele foi salvo:


























Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:





















Veja que a mensagem foi mostrada na tela. Clique em qualquer tecla para encerrar. Pronto, aguarde outras aulas sobre c++.


Nenhum comentário:

Postar um comentário