sexta-feira, 16 de agosto de 2019

DEV-C++ #3: OPERAÇÕES BÁSICAS


Nesta terceira aula sobre o programa o dev-c++, vamos aprender a utilizar as operações básicas.

As operações matemáticas básicas são a adição, subtração, multiplicação e divisão. No dev-c++ os comandos correspondentes para realizar essa operações são o seguinte (assim como no visulag):

Adição → +
Subtração → -
Multiplicação → *
Divisão → /

Acompanhe a aula anterior antes de prosseguir:


DEV-C++ #2: MENSAGEM NA TELA

dev-c++-propriedades













Veja o vídeo do tutorial:




Abra o arquivo .cpp salvo na primeira aula, que possui o cabeçalho padrão, clicando duas vezes sobre ele. Se não tem o arquivo aprenda como criar no link a seguir:

https://universetutorial.blogspot.com/2019/07/dev-c-cabecalho-programa.html






















Vamos criar um programa que multiplique dois números. Para isso, teremos 3 variáveis que precisam ser declaradas. Além dos nomes, devemos escolher o tipo de variável. O dev-c++ possui os seguintes tipos:

int → Números inteiros
float → Números reais
char → APENAS um caractere(letra, número ou símbolo)

string → UM ou MAIS caracteres(letra, número ou símbolo)


Como vamos multiplicar dois números, escolheremos int ou float. Como o usuário poderá digitar qualquer número vamos colocar float. Como sabemos, todo seu programa ficará dentro de int main{ }. O comando para declarar as variáveis segue esse padrão:


tipo da variável variável1, variável2,.....;


Primeiro colocamos o tipo da variável, logo depois declaramos os seus nomes (quando houver mais de uma separa-las por virgula) e por fim fechamos o comando com ; Ficará assim no programa:






















n1 e n2 serão os números multiplicados e r o resultado da multiplicação. O próximo passo é colocar um título indicando o que o programa realiza. Utilizaremos o comando cout, que é o comando de saída, visto na aula anterior:





















O “\n” foi colocado pois ele salta uma linha entre as mensagens, deixando o programa mais organizado (ele fica dentro das “aspas”). Como foram colocados 2, o título saltará duas linhas.


Agora temos que solicitar o usuário os números a serem multiplicados, escrevendo uma mensagem e usando o comando de entrada cin:

cin>>variável;


Como o comando cout e colocado menor menor(<<) o cin é colocado maior maior(>>). Veja como ficará:




















Note que todas as linhas de comando terminam com ponto e vírgula. Temo então que calcular a multiplicação dos números digitados, a fórmula ficará assim:

r=n1*n2;


Primeiro colocamos o resultado seguido de igual e assim sim colocamos a operação:




















Por fim, finalizamos o programa mostrando o resultado, colocaremos uma mensagem e em seguida r:



















Para que r apareça na tela, devemos colocar primeiro o menor menor(<<) que indica saída. Pronto, para salvar o programa clique em ARQUIVO e em seguida SALVAR COMO:



























Coloque o nome e clique em SALVAR. Vamos então agora compilar o programa. Clique na barra de menu em EXECUTAR, e em seguida em COMPILAR:

Se o seu programa também ficou assim está tudo certo. Se caso apresentar um erro o programa irá avisar colorindo a linha de vermelho. Quando a compilação terminar será criado um arquivo .exe com o mesmo nome do arquivo .cpp onde ele foi salvo.

Estamos prontos para executar o programa. Clique em EXECUTAR e em seguida em EXECUTAR novamente:

Digite então o primeiro número e tecle ENTER:





















Digite agora o segundo número e tecle ENTER:





















Veja que o programa já entregou o resultado. Clique em qualquer tecla para encerrar. Seu programa que multiplica dois número está pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário