domingo, 5 de setembro de 2021

COMO SABER SE SUAS MÚSICAS MP3 ESTÃO EM QUALIDADE MÁXIMA

 A qualidade de uma música em formato digital é medida pela taxa de bits por segundo (bps), sendo mais comum encontramos com o prefixo K, que corresponde a mil(Kbps). A maioria das músicas encontradas na internet apresentam taxa de bits de 128 Kbps ou até menos, sendo que a qualidade máxima para um arquivo .mp3 é de 320Kbps (qualidade de CD).Vamos aprender nesta postagem a verificar a qualidade das suas mídias de áudio virtual.

 

Programa(s) necessário(s):

→ SPEK

speak-mp3

 

 

 

 

 

 Baixe o programa e execute o seu executável (não necessite de instalação), essa é sua tela inicial:

 


Para o exemplo, tenho uma pasta com duas músicas:


 


 

Note que elas possuem praticamente o mesmo tamanho e a taxa de bits é 320 Kbps. Porém, muitas músicas na verdade estão em 192, 128 ou até menos kbps e passam por um processo de conversão para 320 passando a falsa impressão de em quem baixa que estão com máxima qualidade, sendo que na verdade ela só aumenta o seu tamanho em MB.

Ao abrir a música com o programa Spek, ele mostra um gráfico de frequência em hertz (Hz). Se a música estiver realmente com máxima qualidade, as barras azuis vão atingir ao menos 20 Hz, caso contrário estão em qualidade inferior.

Para abrir as músicas, vá na barra de menu em ARQUIVO e em seguida em OPEN. Localize a música e clique em abrir. Veja como ficou o gráfico das minhas duas músicas:

 

Note que a Música 1 atingiu 20 Hz, em contrapartida a Música 2 foi apenas até 15 Hz, ou seja, não se encontra na máxima qualidade mesmo estando indicado na taxa de bits. Teste com suas músicas.

 

Veja agora o vídeo do tutorial:


Nenhum comentário:

Postar um comentário