quarta-feira, 4 de março de 2020

PLAY 2 (2020), 20 ANOS: COMO INSTALAR E CONFIGURAR O PCSX2, EMULADOR DE PLAY 2 PARA PC


Hoje o play station 2 completa 20 anos de história. O vídeo game da sony ainda é muito utilizado hoje em dia mesmo depois de lançamentos de consoles superiores de tratando de tecnologia. 

Vamos aprender neste tutorial a como instalar e configurar o emulador para você jogar seus games de PS2 direto no seu computador.

Programa(s) necessário(s):

→ PCSX2
→ BIOS

pcsx2-play2-emulador










O PCSX2 é um emulador do console play station 2 para computador que possui uma grande compatibilidade com os games.

Baixe o instalador do emulador e execute, será mostrada sua tela inicial:



No meu caso, eu baixei a versão 1.4.0 e talvez você tenha uma versão diferente quando baixar e instalar, mais as diferenças não devem ser muitas. Em SELECT COMPONEN  TS TO INSTALL deixarei marcado apenas DESKTOP SHORTCUT, pois os outros componentes eu já tenho instalados. Se por acaso tem dúvidas se tem todos eles, deixe as caixinhas marcadas e clique em NEXT:























Aqui é onde selecionamos o local onde o emulador será instalado, deixarei no local padrão. Clique por fim em INSTALL:
























Aguarde o processo terminar e clique em CLOSE. Pronto, o emulador já foi instalado em sua máquina. Vamos então abrir o software para fazer as configurações:

























Clique em SYSTEM DEFAULT(PADRÃO) e mude para PORTUGUESE(BRAZILIAN) e clique em APLICAR e em seguida em PRÓXIMO:

























Agora nesta tela é onde vamos configurar os plug-ins do emulador, é interessante aqui você ter um programa de diagnóstico de hardware para saber detalhes do seu PC, eu recomendo o CPU-Z:

GS: plug-in de vídeo, deixarei no SSE2 pois o meu hardware de vídeo possui suporte. Clique então em CONFIGURAR:




No meu caso, como eu tenho um notebook mais modesto, deixarei as configurações padrão, alterando apenas o ADAPTER para a minha placa de vídeo que eu verifiquei com o CPU-Z:




Por fim clique em OK.

PAD: plug-in dos controles, é onde configuraremos o joystick se não pretende jogar pelo teclado. Clique em CONFIGURAR:





















Vá então a aba PAD 1:





























Conecte então seu joystick em uma porta USB do seu PC e para configurar basta clicar com o mouse no nome do botão e em seguida apertar o botão correspondente no seu joystick:






























Clique então em APLICAR e em seguida em OK.

SPU2: plug-in-in de áudio. Eu deixarei esse plug-in com as configurações recomendadas pois nunca tive problemas com o som dos games.

CDVD: plug-in de driver. Aqui você vai configurar de acordo com os games que irá jogar. Se forem de mídia física você irá selecionar a unidade correspondente ao seu leitor, agora se você vai jogar games em ISO(como é o meu caso) clique em CONFIGURAR e marque a opção @(NODISC):














Clique então em OK.

Os plug-ins restantes não é necessário mexer pois são de configuração do próprio emulador. Clique então em PRÓXIMO:

























Aqui, você precisará dos arquivos da BIOS de PS2. Copie os arquivos da BIOS para o diretório onde foi instalado o emulador dentro da pasta bios e clique em ATUALIZAR LISTA:

























No meu caso, apareceu 4 BIOS, vou selecionar a americana. Clique finalmente em CONCLUIR:




Pronto, seu emulador já estará configurado. Agora vamos selecionar um game. Clique então na barra de menu em CDVD/SELEÇÃO DE ISO/ PROCURAR. Selecione a iso do game e clique em ABRIR:




O jogo já foi selecionado, agora vamos em SISTEMA  na barra de menu:




Aqui você pode escolher duas opções, o carregamento completo, que vai carregar toda introdução do game inclusive a tela inicial com a logo do play station. Já o carregamento rápido pula essa introdução e vai imediatamente para o game. Escolha uma e clique:




O game já irá rodar normalmente.

Você tem um play 2? Veja então algumas postagens aqui no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário