Chegamos a nossa décima aula sobre visualg, e
vamos aprender hoje mais um estrutura condicional, o escolha caso.
Acompanhe as aulas nos links abaixo sobre a
estrutura condicional SE:
Veja também o vídeo da postagem:
Abra o visualg:
Neste tipo de estrutura o usuário irá tomar
uma decisão a partir de um MENU criado pelo programador. Vamos supor que
tenhamos um menu de games e o usuário irá escolher o seu preferido.
Primeiramente vamos declarar a variável:
Usamos a variável game, do tipo inteiro. O
usuário irá escolher o game preferido através de números inteiros do MENU.
Continuando com o algoritmo, vamos escrever o
título com o comando ESCREVAL e vamos apresentar o MENU também usando esse
comando:
Agora vamos solicitar ao usuário para
escolher seu game preferido de acordo com os números do MENU com o ESCREVA e
LEIA:
Vamos agora começar com a condição que terá
esse formato:
Escolha
(“variável”)
Caso
1
Escreval
(“1-....”)
Ficará assim no programa:
Não se esqueça de dar um espaço entre Caso e
1 (Caso1 dará erro). Teremos um caso para cada item
no MENU:
Porém, ainda teremos mais um caso. Vamos
supor que o usuário não escolha nenhum game do MENU e tecle outro número. Para
isso, como na estrutura SE usamos o SENAO, aqui usaremos OUTROCASO e
escreveremos uma mensagem:
Também como na estrutura SE, onde para
encerrar utilizávamos o fimse, agora utilizamos fimescolha:
Vá até ALGORITMO na barra de menu e clique em
EXECUTAR:
Digite um número de 1 a 3 e tecle ENTER:
Foi mostrada a mensagem com o game escolhido.
Feche a janela novamente e rode o programa digitando um número fora do MENU e
tecle ENTER:
A mensagem orientando o usuário irá aparecer.
Pronto, temos um programa criado com a estrutura escolha caso. Crie mais
programa para treinar.
pauso as aulas por aqui hoje. muito obrigada pela contribuição, vc ensina bem demais
ResponderExcluirBoa noite TI071, que bom que gostou do conteúdo. Já tem aula de C++, python e html aqui no blog se te interessar.
ExcluirAbraço
conteúdo joia.
ResponderExcluirObrigado!!!!!
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