sexta-feira, 15 de março de 2019

VISUALG #2: OPERAÇÕES BÁSICAS


Na segunda aula sobre o visualg, vamos aprender a criar um algoritmo utilizando as operações matemáticas básicas.

Se não viu ainda a segunda aula, ela está disponível no link abaixo:


visualg-aula2












É interessante acompanhar o vídeo do tutorial postado no nosso canal do You Tube
para melhor entendimento:



As operações matemáticas básicas são a adição, subtração, multiplicação e divisão. No visualg os comandos correspondentes para realizar essa operações são:



Adição → +
Subtração → -
Multiplicação → *
Divisão → /


Vamos então abrir o visualg para criarmos um algoritmo que subtraia dois número e mostre o resultado na tela ao usuário:




















Você deve recordar que na primeira aula não colocamos nada na seção VAR, que é a declaração de variáveis, pois apenas íamos mostrar uma mensagem. Porém, agora o programa irá solicitar dois números para o usuário digitar, e logo em seguida o visualg realizará a subtração de um pelo outro. Com isso teremos que declarar (dar nomes) 3 variáveis, duas para os números digitados pelo usuário e uma para o resultado da subtração.


OBS: O visuag tem algumas regras importantes para dar nome a variáveis, senão o programa pode apresentar erros:

1- Nome de variáveis não começam com números.
2- Nome de variáveis não pode conter caracteres especiais (com exceção do underline)
3- Letras maiúscula e minúsculas fazem diferença( n≠N)


Para o nosso exemplo, vou chamar as variáveis digitadas pelo usuário de N1 e N2, e o resultado da subtração de R(Separe as variáveis por vírgula):


Além do nome, variáveis tem um tipo, e o visualg trabalha com dois para números:

inteiro → números sem casas decimais
real → números com ou sem casas decimais

Vamos colocar o tipo real, pois o usuário pode digitar qualquer número e o resultado também pode ser.(digite : após a última variável e escreva real):


Pronto, agora com as variáveis declaradas, vamos iniciar o nosso programa(logo abaixo de seção de comandos). Primeira vamos digitar um título para aparecer no início do programa, dizendo o que o mesmo vai fazer(lembre-se, para aparecer mensagem na tela iniciamos com o comando escreval):


Agora temos que dizer para o usuário digitar os números, e o visualg “guardar” essas variáveis. Usamos o comando ESCREVA para digitar a mensagem, e na linha de baixo, o comando LEIA para “guardar” a variável. Ficará dessa maneira:

Escreva (“Mensagem a ser mostrada”)
Leia (variável)




















Vamos fazer o mesmo para a segunda variável:























Pronto, com os números digitados falta apenas a realização do cálculo. Temos então que montar a operação a ser feita. Ficará dessa maneira:

R<-N1-N2


O símbolo <-(menor que e menos) significa recebe para o visualg. Ou seja, a operação acima pode ser traduzida assim “R recebe N1 menos N2”, essa é a linguagem que o programa visualg entende. Veja como ficou no programa:





















Com isso o programa já irá realizar o cálculo, porém, temos que retornar o resultado para o usuário. Para isso, criaremos uma mensagem com o comando ESCREVAL e mostraremos a variável. Ficará dessa maneira:


Escreval (“Mensagem a ser mostrada”,R)


Com isso, o algoritmo estará pronto, vamos executar o programa para ver se está tudo certo. Vá até ALGORITMO na barra de menu e clique em EXECUTAR:


Digite o primeiro número e tecle ENTER:


Digite então o segundo número e tecle novamente ENTER:










Nenhum comentário:

Postar um comentário