sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

COMO INICIAR O OPL PELO MEMORY CARD DO SEU PS2


O Open PS2 Loader, ou simplesmente OPL, é um programa para o console play station 2 (PS2) da sony. Ele foi feito para se poder jogar jogos de PS2 via USB, dispensando assim as mídias de CD e DVD. Suas versões mais novas ainda permitem jogar jogos de play station 1 (PSX), assim como rodar por ele outros programas, incluindo emuladores, para PS2.
Neste tutorial vamos aprender a instalar o OPL no memory card, para você poder acessá-lo quando ligar seu PS2 sem utilizar um CD/DVD.

Programa(s) necessário(s):

→ Programa gravador de CD/DVD
→ ULaunchELF (ULE)
→ OPL
opl-ps2

O ULE é também um programa de PS2, funciona como um gerenciador de arquivos e abre arquivos com formato .ELF. Você pode baixa-lo no site PSX-SCENE através do link:http://psx-scene.com/forums/f113/unofficial-launchelf-v4-42-a-37242/ 

Ao abrir a página role até esse ponto e baixe o arquivo selecionado, como mostra a figura:
   
Ele contém a imagem .ISO do programa ULE, pronta para ser gravada. Agora você precisará de um programa gravador de CD/DVD, utilizarei aqui o Ashampoo Burning Studio 2015( pode utilizar outro programa se desejar).

Baixe o programa e instale em seu computador, logo após execute o mesmo. Será exibida a sua tela inicial:


    Vá em DISCO DE IMAGEM e em seguida em GRAVAR IMAGEM:


  


Em seguida clique em PROCURAR e na janela que abrir selecione a imagem do ULE, e depois OK:


Já de volta a tela anterior, insira um DVD-R virgem no gravador de CD/DVD do seu computador e clique em PRÓXIMO, na tela seguinte:


Clique em OPÇÕES AVANÇADAS, defina a menor velocidade possível( geralmente 4x) e clique em OK, logo em seguida clique em GRAVAR DVD:


Aguarde o processo terminar( o tempo vai depender do seu computador) e cliquem em OK. Pronto, o ULE já está gravado. Agora você precisará de um PEN DRIVE, onde você irá colocar o OPL( BAIXE A VERSÃO V0.9.4). Renomeei o arquivo com a extensão .ELF do OPL adquirido para BOOT( TUDO MAIÚSCULO), outros arquivos podem ser desprezados. Copie este arquivo para o seu PEN DRIVE(PRECISA ESTAR FORMATADO EM FAT32):



   
Remova o PEN DRIVE com segurança do seu computador e o insira em seu PS2. Logo em seguida coloque o DVD do ULE também no PS2, ligue o console, essa é sua tela inicial:


   Vá em FILEBROWSER apertando (CÍRCULO)no controle:



     LEGENDAS:
          mc0: memory card do slot 1
          mc1: memory card do slot 2
          mass: pen drive


Vá até mass (DIRECIONAIS), e logo em seguida clique (CÍRCULO) para entrar no pen drive:


   
Note que o arquivo do OPL (BOOT.ELF) se encontra nele, vamos copiá-lo para o memory card do slot 1. Desça até ele (DIRECIONAIS) e aperte (R1):


Aperte COPY(CÍRCULO), em seguida volte a página anterior(TRIÂNGULO), e entre na pasta mc0(CÍRCULO):


 Entre na pasta BOOT (CÍRCULO), aperte (R1) novamente e clique em PASTE(CÍRCULO):



Pronto, agora você pode desligar o console e retirar o DVD do ULE,ligue-o novamente pressionando o Botão (R1), você será redirecionado para o OPL:





Veja agora o vídeo sobre o tutorial:


  


Não deixem de acompanhar o canal do YOU TUBE do nosso parceiro BIO ORBIS, CLIQUE na IMAGEM abaixo para acessar:





109 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Isac Souza, que bom que deu certo

      Excluir
    2. oi eu queria saber como eu faço para o opl entrar de novo tipo eu fiz tudo eu até joguei uma semana pelo menos mais ai quanto fui jogar hoje no ps2 eu coloquei o memory card e o pendrive eu segurei o botão R1 e não entrou no opl unica coisa que foi a dela inicial do ps2 com aquela musica vc sabe o que pode ser???

      Excluir
    3. sim, o que houve e que você esta gravando os jogos no memory card com elf o correto e que esse memory card e apenas pra entra no opl mas pelo mc boot você consegue.

      Excluir
    4. Blz Amaury, obrigado por estar estar seguindo o blog e ajudando aqui nos comentários.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá fgdgdgdgtt, tente criar manualmente:
      aperte R1 dentro de mc0, vá até New Dir e crie a pasta com nome BOOT, depois cole o arquivo.
      Abraço

      Excluir
  4. Tenho 2 memory card com o opl, um eu seguro r1 e funciona o outro eu seguro r1 e não funciona. O q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel Falcão,você está colocando os dois memory cards juntos? Por que pelo que seio ps2 só aceita um boot por vez, pode ser conflito. Se não for esse o caso, tente refazer o procedimento para esse memory card que não está funcionando.
      Até mais

      Excluir
  5. Olá karlosamj, você está segurando o botão R1 ao ligar? Após apertar o botão power do ps2, imediatamente você tem que apertar R1, senão ele pula para a tela do memory card
    Att

    ResponderExcluir
  6. Olá. O meu PS2 desliga quando aparece a tela do opl. O quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro Henrique, que estranho, pode ser problema no opl mesmo, tente baixar em outro site e repita o procedimento para ver se funciona.
      Abraço

      Excluir
    2. Meu play é novo. E não funcionou. Ele simplesmente desliga.

      Excluir
    3. Meu amigo disse que meu play não tá configurado...

      Excluir
    4. Pode ser alguma configuração mesmo.Quando ligar o play pressione triângulo e bolinha ao mesmo tempo, irá para a página de configurações, faça uma pesquisa no google de como configurar o ps2para saber como alterar cada item.
      Até

      Excluir
    5. Quando aperto triângulo e bolinha, aparece o menu de configurações, mas some rapidamente sozinho. Não consigo fazer nada...

      Excluir
    6. Olá Pedro Henrique, talvez seja problema no chip de destravamento. Como seu play é novo tente levar onde comprou e fale com o vendedor sobre o problema, e veja se ele tem alguma solução
      Até mais

      Excluir
  7. Olá, já fiz tudo direitinho como está aqui e quando ligo a ps2 não entra no opl, diz para inserir um dvd válido para ps1 ou ps2, já experimentei a gravar no dvd-e e dvd+r, alguém me ajuda...

    ResponderExcluir
  8. Cara, tenho 2 PS2 . Quando uso o memory com o opl num deles, funciona perfeito. Mas no outro console , usando o mesmo memory card somente alguns jogos do pendrive funcionam. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan Alves, pode ser alguma configuração, quando ligar o console aperte triângulo e bolinha ao mesmo tempo, irá para a página de configurações. Faça isso para os dois consoles e compare se estão iguais.
      Até

      Excluir
  9. O PS2 continuará rodando mídia física após esse procedimento? Gostaria de usar isso como "garantia" pra caso o PS2 dê algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite asfgsagh, continuará sim, quando for jogar por mídia não pressione o R1 quando ligar o console que ele carregará o jogo sem problema. Realmente, é uma boa usar como garantia, pois se o seu leitor vier a apresentar problema você poderá jogar via pen drive utilizando o OPL.
      Abraço

      Excluir
  10. O PS2 continuará rodando mídia física após esse procedimento? Gostaria de usar isso como "garantia" pra caso o PS2 dê algum problema

    ResponderExcluir
  11. Consigo instalar o opl no memory card sem precisar do disco? meu PS2 tá c o leitor estragado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruno, infelizmente não,você precisa fazer o procedimento usando um CD/DVD pelo menos uma vez com o ULE para poder rodar o OPL. Você pode levar seu memory card na casa de um parente ou amigo que tenha um PS2 e realizar o procedimento lá, aí você consegue rodar o OPL de boa no seu console depois disso.
      Até

      Excluir
  12. quando eu seguro R1 entra pra configuração do Memory card e pro DVD(pra eu escolher entre as duas).... porque o opl não inicia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, seu OPL não está dando boot, tente refazer o procedimento para ver se funciona.

      Até

      Excluir
  13. ola amigo boa noite preciso de ajuda istalei o opl e quando tento abrilo ele nao abre aparece a seguinte menssagem arquivo inesistente sera que vc pode me informar como consigo resolver esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia lindomar, parece que seu opl pode estar corrompido de alguma maneira, tente baixar outro e refazer o procedimento para ver se funciona.
      Abraço

      Excluir
  14. Não tô conseguindo acessar a opl e nem o menu secreto do PS2 pro, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, você está tentando acessar o menu segurando "bolinha" + triângulo ao dar boot no console? Se for e não estiver dando certo, tente pressionar L1 ao ligar.
      Até

      Excluir
  15. cara meu opl para em 5segundos quando dou paste para o memory card,ja havia conseguido fazer o procedimento antes e deu td certo mas depois que eu limpei meu memory card tirando tudo que havia nele.fis dnv o procedimento e só para em 5 segundos ja tentei dvd com unlaunch e opl junto e só unlaunch e opl pelo pendrive tbm e da msm coisa na hora q dou paste para o mem0,oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá XyMORTHyX, bem provável que ao apagar o conteúdo do seu memory card você removeu arquivos importantes para o seu funcionamento. O jeito é adquirir um novo card e ver se funciona o procedimento.
      Até mais

      Excluir
  16. Boa noite tem algum problema se eu usar o mesmo memory card para jogar via pendrive e para salvar jogos em mídia?
    E posso copiar o opl de um memory card para outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ortência,acredito que não terá problema não, seu memory card tendo espaço para salvar jogos é tranquilo. Pode sim, só não dê boot no opl com os dois memory cards inseridos no console, pois dará conflito. Siga o blog para mais novidades.
      Obrigado
      Até

      Excluir
  17. Camarada, funciona em qualquer chip? O meu é o matrix 1.88

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Fabiano, acredito que sim. Procure pela versão do OPL mais recente, pois deve ser mais compatível com os chips

      Até mais

      Excluir
  18. Boa tarde!
    Todos os jogos que eu tento iniciar no opl ficam em tela preta e não saí disso. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, boa tarde. Infelizmente alguns jogos são incompatíveis com o OPL. Alguns porém,mesmo compatíveis, podem travar em tela branca, como já mostrei como resolver nesse tutorial: http://universetutorial.blogspot.com/2018/02/como-corrigir-erro-de-tela-branca-no-opl.html
      Já tenho uma postagem sobre corrigir o erro de tela preta que em breve vou postar aqui no blog. Já te adianto que o problema geralmente é por questão de fragmentação do pen drive ou hd externo.
      Até breve

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa Tarde , tem como instalar o OPL sem utilizar um CD/DVD? meu leitor está estragado :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Azor Team, infelizmente não =(. Você precisa do leitor pelo menos uma vez para poder passar o opl para o memory card. Você pode levar o CD/DVD e o seu memory card na casa de um parente ou amigo e realizar o procedimento lá.
      Até

      Excluir
  21. Boa noite

    Gente eu faço tudo certo mas quando seguro o botão r1 a tela simplesmente fica preta. Não sai disso

    Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aparecido. Bem provável que seja problema no OPL que você está usando. O jeito é tentar baixar outro e repetir o procedimento.

      Abraço

      Excluir
  22. Meu ps2 não tem essa imagem matrix ,ele pode funcionar com o opl ,pois não estou conseguindo entrar no opl já tentei de tudo e não vai , alguem pode me dar uma forca ai....
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Unknown. Bem possível que seu ps2 esteja bloqueado, portanto não tem um chip de desbloqueio, neste caso o MATRIX. Procure na net como desbloquear o ps2 pelo memory card.
      Até

      Excluir
    2. De nada Unknown, espero ter ajudado. Não deixe de seguir o blog e as redes sociais:

      * BLOG: http://universetutorial.blogspot.com/

      REDES SOCIAIS:

      * YOU TUBE:https://www.youtube.com/channel/UCThbeDr2Xar5tYOTW1QwuFQ
      * G+: https://plus.google.com/u/0/+Cleuber-universe-tutorial
      * FACEBOOK: http://www.facebook.com/UniTuto
      * INSTAGRAM: http://instagram.com/universetutorial10
      * TWITTER: http://twitter.com/UniverseTutori1
      * PINTEREST: http://www.pinterest.com/cleuberfigueiredo

      Excluir
  23. O meu não deu certo .
    Quando eu vou reiniciar o console e aperto R1 a tela fica preta e não sei disso mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Diego, seu OPL pode estar corrompido, tente baixar outro e repita o procedimento.

      Até mais

      Excluir
  24. Fala galera estou com um problema com o OPL Eu só consigo iniciar o OPL pelo CD do LaunchElf já tentei colocar dev1 e apertar R1 porem nada funciona vcs sabem uq pode ser ? (Detalhe minha placa matrix é Original pois ela salva as configurações tudo certinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo. Para poder dispensar o CD do LaunchElf, faça o procedimento BOOT.ELF com ele, copiando o arquivo elf para o memory card. Quando ligar o console e pressionar R1, você será redirecionado para o ULE, aí é só iniciar o OPL por ele.
      Até

      Excluir
    2. Sim, o opl consta no meu memory card, porem ele não está iniciando ele roda só com o CD mesmo.
      Eu fiz todo procedimento de transferência do pendrive para o MC BOOT.ELF e BOOT2.ELF(OPL) e mais alguns arquivos adicionais assim como manda nos procedimentos do canal Hard Level no YouTube

      https://youtu.be/a0M2yAlKyHo

      Excluir
  25. Boa noite então a configuração do meu ps 2 o chip é o toxic e não consegui dar o boot nem com R1 nem com triângulo e bolinha juntos o você pode mim sugerir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, tente pressionar o quadrado ao invés do triângulo e bolinha

      Até mais

      Excluir
  26. O meu tava rodando tudo certinho. Mas fiz a burrada de selecionar o opção Network Automático. Daí não consegui mas desfazer a alteração. Pois sempre q pressiono R1 ja cai logo no Network. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, tente copiar o arquivo BOOT do OPL novamente no memory card para ver se resolve o problema.
      Abraço

      Excluir
  27. gostaria de saber onde foi que entrou memori card nesse tutorial ai?

    ResponderExcluir
  28. so estou vendo gravador de cd e dvd, pen driver e memori card nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. downloadsuper, veja o tutorial até o final. A primeira parte realmente consiste em gravar o ULE em cd e dvd, depois você vai roda-lo no ps2 e aí sim transferir o OPL para o memory card(mc0)
      Até

      Excluir
  29. O meu ps2 estava funcionando direitinho,aí do nada ele não entra mais no OPL só fica no menu de configuração,ele entrava de boa nos jogos mas agora não Entra mais,o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo02. Pode ter corrompido o .elf do OPL. O jeito é apagar o conteúdo do memory card e repetir o tutorial.Aproveite e já coloque o OPL atualizado neste link:https://universetutorial.blogspot.com/2019/01/atualizar-opl-ps2.html
      Abraço

      Excluir
  30. Amigo andei lendo aqui eu estou pensando de comprar o memori card e o pendrive já pronto será que vai dar certo o chip é matrix vai rodar bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Unknown. Sinceramente, não tem como te disser se vai ou não funcionar. No caso só testando mesmo.Mas se o seu chip matrix for original, é bem provável que funcione bem.
      Até

      Excluir
  31. Reviva toda magia, e adrenalina do Console mais querido dos últimos tempos.

    https://revivendoanostalgiadops2.blogspot.com/search/label/Emuladores

    ResponderExcluir
  32. Blz mano ..Belo artigo parabéns..comprei um OPL aqui e jogando ele por algumas horas no primeiro dia normal...quando eu tentei colocar um emulador do Snes que já estava instalado ele travou ..reniciei e a partir daí o OPL só da tela preta ...vc tem algum tutorial ou vídeo que vc possa me indicar pra resolver esse problema? Tipo nem precisa funcionar o emulador só os jogos de Ps2 já tava Bom... Ficaria muito agradecido! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leandro, ao instalar o emulador ele pode ter corrompido o OPL. Se for os games que estiverem com tela preta, tende essa postagem:
      https://universetutorial.blogspot.com/2018/07/tela-preta-opl.html
      Se caso não funcionar, tente refazer o procedimento desse tutorial aqui. Espero ter ajudado. Obrigado pelo reconhecimento.

      Excluir
  33. Leandro meu nome esqueci de comentar

    ResponderExcluir
  34. Blz mano ..valew ...Vou repetir o procedimento..obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Amigo teria algum boot com cara de PS3 como ouvi dizer em outro site e no Youtube?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Unknown, você está se referindo a tema para o OPL? Bem provável que tenha de PS3

      Até

      Excluir
  36. Olá,tenho uma dúvida pois fiz toda a instalação pelo play do meu primo pois o leitor do meu está estragado o dele funciona normalmente, porém o meu não consigo msm apertando o r1, o meu play não tem o matriz, mas quando o cara me passou o play me mostrou é funcionava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zetty, se o seu PS2 não tem matrix, qual seria o desbloqueio do seu console? Pois esse procedimento funciona com o play 2 destravado. Tente perguntar a pessoa que te passou o ps2 algumas informações.
      Até mais.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Oi cara o meu fica só caregamdo oq eu faço

    ResponderExcluir
  39. mano eu copiei os dois arquivos do opl do memory card do meu amigo pro meu mas quando eu ligo e seguro r1 nada acontece o meu n e o matrix mas e desbloqueado pq jogava jogos pirata o que pode ser?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. O meu opl abre sozinho, sem eu apertar nenhum botão
    Como faço pra rodar mídia física dnv?
    Pois quando ligo ele entra direto na tela de opl sem eu apertar nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vinn, tente retirar o memory card antes de ligar o console e veja se vai rodar.

      Excluir
  42. Meu opl simplesmente não funciona no memory card, mas quando abro pelo pendrive usando o unlaucher dar funciona, mas eu queria que rodasse pelo memory card para o caso do leitor parar de funcionar eu poder jogar pelo pendrive, alguma solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Parece ser problema com o seu memory card, verifica se ele está salvando os games normalmente.

      Excluir
  43. Sempre q vou checar meu memory card tem um arquivo corrigido, q axo q seria a pasta boot. Isso e eormal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pelo visto não, seu memory card pode estar com defeito. Tente realizar o procedimento como outro memory card.

      Excluir
  44. Apaguei alguns arquivos de blocos azuis no meu memory card e logo após meu ps 2 n rodou mais via pendrive, mais vi q o arquivo opl ainda está lá no memory card galera oq aconteceu?

    ResponderExcluir
  45. Ele entrava na tela do opl normal mais depois que apaguei esses arquivos de blocos azuis ele n entrou mais na tela do opl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem fiz isso, e ele parou de entrar, ai peguei e fiz o procedimento aqui do site ate a parte de copiar o arquivo boot na pasta, voltou normalmente, tive que criar uma nova pasta boot porque não encontrei.
      Os bloquinhos azul são os arquivos que faz ele funcionar, não apague

      Excluir
  46. Olá boa noite, comprei um ps2 a um amigo recentemente ele disse que apagou um arquivo do memory card errado e com isso não consigo ter o opl e a parte onde fica o disco não funciona, e não conheço ninguém próximo com ps2 pra eu pedir emprestado. Quero saber como faço pra instalar o opl no memory card novamente já que não posso instalar usando a gravação da imagem iso pois o disco não funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Infelizmente não conheço outro método que possa realizar esse procedimento sem utilizar o leitor pelo menos uma vez.

      Excluir
    2. C alguém tiver um memory card com opl dá para enviar

      Excluir
  47. Meu irmão apagou alguns arquivos de jogos do memory card mas o opl e o sistema de configuração permanecem lá, mas pressionando R1 não entra no OPL oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lino, se não entra no OPL pressionando R1 é problema com o arquivo BOOT.ELF. Copie novamente o arquivo para o memory card.
      Abraço

      Excluir
  48. O site
    http://psx-scene.com/forums/f113/unofficial-launchelf-v4-42-a-37242/

    tá offline, tem como passar outro ?

    ResponderExcluir
  49. Olá, comprei um PS2 com chip DMS4, tenho um memory card e um pendrive ja configurados, no entanto, quando quando ligo segurando R1, o OPL não entra e segue a tela normal de inicio do PS2. Obs.: anteriormente eu havia testado o mesmo memory card em um console com chip matrix e deu boot normal, consegui até jogar. O que pode ter ocorrido? ou o boot do chip DMS4 é diferente do matrix?

    ResponderExcluir
  50. Meu problema é igual ao do amigo ai em cima (McnFerreira). Como dar o boot pelo DMS4? O R1 so serve para ativar o chip, o R1,R2,L1 e L2 juntos desativa o chip DMS4. O Select e o X e O apertado juntos não ocorre nada. Tem algum comando, menu para programar o DMS4 a dar o Boot do OPL pelo Memorry Card?

    ResponderExcluir
  51. Olá! É possível fazer esse procedimento num aparelho original?

    ResponderExcluir
  52. Bom dia assim baixei o opl tudo certo abriu direitinho mas tenho dois jogos no pendrive Yu-Gi-Oh e silent Hill mas quando vou abrir os jogos para jogar ele carrega mas a tela fica preta e não sai disso oque pode ser? E outra coisa e que quando vou ver o que tem no memory card aparece o opl normal certo e dois blocos azul que dia dados comeompidos o que pode ser isso

    ResponderExcluir
  53. Fiz a desfragmentação dos jogos e deu tudo 0% mas mesmo assim os. Jogos continuam em tela preta e quando eu abro o opl não aparece os jogos daí tenho que tirar o pendrive e colocar de novo e aí sim aparece os jogo mas sem as capas e mesmo assim fica na tela preta

    ResponderExcluir
  54. Eu comprei um memory card com opl, e coloquei os jogos e o boot no pendrive. Quando coloco o memory card e o pendrive e seguro o R1 não entra pq?

    ResponderExcluir
  55. Configurei pra jogar pela rede, mas coloquei o ip incorreto e agora so fica carregando rede. Como faço pra voltar a jogar no pendrive?

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho jogos q quando eu vou botar no no jogo q eu quero jogar acaba ficando uma tela preta, e não entra no jogo ;(

    ResponderExcluir
  57. Oi eu uso o opl a mais ou menos um ano
    E de uma dias pra cá ele não abre mais o APP ulauchel
    E TB parou de ler emuladores de gba e outros apenas funciona o emulador super Nintendo

    Já tentei abrir de várias formas mas não inia fica tela preta ou fica a frase :carregando módulos hd
    Mas eu jogo por pendrive
    Oq será q aconteceu?

    ResponderExcluir